Diferente do excesso de pele, a ptose palpebral caracteriza-se pela queda das pálpebras, resulta em assimetria da fenda palpebral e pode inclusive acometer o eixo visual. Pode ser presente desde o nascimento, quando chamada de ptose congênita ou ptose adquirida .
Ptose congênita : geralmente presente desde o nascimento, pode acometer um ou os dois olhos. A consulta precoce com o oftalmologista é determinante para decidir se a ptose oferece riscos ao desenvolvimento visual da criança, indicando o procedimento cirúrgico ou se este pode ser postergado por meio de acompanhamento clínico.
Ptose adquirida: pode ter origem involucional, ou seja, própria do envelhecimento e, menos frequentemente, mecânica, miogênica ou neurogênica. Somente o diangóstico correto permitirá indicar a melhor técnica cirúrgica para a correção da assimetria .

O ectrópio e o entrópio caracterizam-se por uma alteração na posição da margem palpebral.
O ectrópio é o distanciamento da margem palpebral em relação ao globo ocular . Pode gerar sintomas como lacrimejamento , vermelhidão nos olhos. Em casos mais graves ,o ectrópio leva a exposição da superfície ocular colocando em risco a visão.

O entrópio caracteriza-se pelo direcionamento dos cílios em direção ao globo ocular. Quando os cílios tocam a superfície dos olhos podem ocasionar resultar em sintomas irritativos, sensação de de corpo estranho e lacrimejamento. Em casos mais graves pode gerar danos à córnea , como ceratite e úlcera.

O tratamento é feito com o reposicionamento cirúrgico das pálpebras , que permite melhora imediata dos sintomas.
Assim como em outras partes do corpo , a pele da pálpebra pode ser acometida por diferentes lesões e tumores, sejam eles benignos ou malignos.
Os tumores palpebrais benignos mais frequentes são: ceratose seborreica, ceratose actínica, xantelasma, cisto de moll , calázio, papilomas, nevus.
Os tumores malignos da pálpebra geralmente afetam pacientes mais velhos e podem ser causados por dano ultra-violeta pela luz solar e pela infecção pelo vírus HPV, além de doenças genéticas. Dentre os tumores malignos mais encontrados estão: carcinoma basocelular CBC, melanoma, carcinoma espinocelular CEC, carcinoma sebáceo.
As lesões palpebrais podem se manifestar com coceira, ferida que não cicatriza, perda de cílios e até mesmo sangramento .
Exérese e correção cirúrgica precoce são necessários para evitar comprometimento as estruturas oculares.


Rua XV de Novembro , 1776 | América| Joinville -SC
WhatsApp: (47) 99989-5979
Telefone : ( 47) 34223679
4 QUEIXAS COMUNS DE QUEM BUSCA A BLEFAROPLASTIA:
1. Estou com olhar entristecido , pesado
2. Estou sentindo dificuldade para me maquiar
3. Sempre me perguntam se dormi bem, se estou cansada
4. Tenho que arregalar os olhos para tentar enxergar melhor
#cirurgiadepalpebras #blefaroplastia #flacideznaspalpebras #palpebrascaidas
O olhar é feito de detalhes, e a blefaroplastia é a arte de respeitar cada um deles. ✨
É onde a técnica cirúrgica encontra a delicadeza necessária para devolver a leveza , sem apagar a identidade.
Cuidado em cada sutura.
Leveza em cada traço.
O objetivo é sempre um resultado que não pareça "feito", mas sim um olhar descansado e renovado.
Quer saber se essa cirurgia é indicada para o seu caso? O primeiro passo é a consulta.
Digite "EU QUERO" que minha equipe entrará em contato com você para agendar a sua consulta !
Após a cirurgia, é comum surgir a dúvida sobre o retorno ao trabalho e o uso do computador.
Nos primeiros dias, o ideal é dedicar-se completamente ao pós operatório, com repouso e compressas geladas. Além disso o inchaço e um leve embaçamento visual podem dificultar o uso de telas logo nos primeiros dias.
De forma geral, atividades leves no computador costumam ser liberadas de maneira gradual, conforme a evolução da recuperação e sempre seguindo a orientação médica.
Respeitar esse tempo é fundamental para uma cicatrização adequada e para a qualidade do resultado final.
Cada paciente tem seu próprio ritmo de recuperação, e o acompanhamento médico faz toda a diferença nesse processo.
Tem mais alguma dúvida em relação ao pós operatório? Deixe aqui nos comentários
CICATRIZ NA BLEFAROPLASTIA... É O MEDO DE MUITOS PACIENTES QUE BUSCAM A CIRURGIA
Na Blefaroplastia, a beleza está nos detalhes e, principalmente, no tempo.
A jornada da cicatrização exige dois ingredientes fundamentais: cuidados rigorosos e paciência.
✨️10 dias : É o momento de retirar os pontos. O inchaço (edema) e os roxos (equimoses) ainda estão presentes, mas começam a regredir. A cicatriz é uma linha fina avermelhada.
✨️30 dias: O "olhar cansado" já deu lugar a uma fisionomia mais descansada. O inchaço residual é discreto e a cicatriz começa a clarear, tornando-se menos perceptível.
✨️ 3 a 6 meses: O resultado final! Os tecidos estão totalmente acomodados e a cicatriz amadurecida, geralmente ficando escondida nas dobras naturais da pele.
A cirurgia é o primeiro passo, mas a paciência e os cuidados pós-operatórios (como proteção solar e compressas) são o que garantem a excelência do resultado.
Lembre-se: cada corpo tem seu tempo de recuperação! Respeite o seu. 🤍
#blefaroplastia #oculoplastica #cirurgiaplasticaocular #posoperatorio